CONTAS A PAGAR E RECEBER

Objetivos do curso: Capacitar o participante a gerenciar ou executar as  atividades de pagamento e recebimento das organizações  com   maior agilidade,  confiabilidade operacional e economia; Apresentar as práticas mais aprovadas de contas a pagar e receber e suas principais tendências.

A quem se destina: Coordenadores, analistas, assistentes e auxiliares de contas a pagar e receber, profissionais em mudança para essa área ou que pretendam melhorar sua empregabilidade na mesma, empresários,  estudantes e outros interessados no tema.

Datas, horário e local de realização:  Dias 7, 8, 9 e 10 de abril de 2014,    de 18:30 às 21:30,  na Av. Rio Branco, 120 – 13º  andar - Centro  - Rio de Janeiro - RJ

Metodologia didática: o curso utiliza uma abordagem prática e objetiva dos temas, testada e aprimorada ao longo de mais de vinte anos. Todo o conteúdo é enriquecido com exemplos práticos, extraídos de situações reais de organizações  de porte e segmentos variados. Inclui também a apresentação de ferramentas  para a solução de problemas operacionais de contas a pagar e receber.

Inscrições e informações:  Telefones  (21)  2242-5971 e  2252-1407 ou por e-mail.

Programa do curso:

Contas a pagar: Como melhorar as rotinas de pagamento sob as óticas de confiabilidade, velocidade e custo operacional. Novas práticas de pagamento e principais tendências. Análise do processo de pagamento.  Fundamentos de retenção de impostos e contribuições e papel do contas a pagar. Práticas recomendadas de  relacionamento com os setores fiscal, contábil,  compras e fluxo de caixa.  Criação e controle de fundo rotativo (caixinha). Medidas para melhorar o fluxo de informações dos  fornecedores.  Criação de relatórios de controle de Contas a Pagar.

Contas a receber:   Fundamentos de  análise de  cadastro e crédito.  Documentos básicos de cobrança (nota fiscal,  conhecimento  de transporte, contrato,  fatura, duplicata e boleto). Características do processo de cobrança bancária. Protesto de boletos,  cheques e  títulos.  Uso de dados de contas a receber para análise da inadimplência. Técnicas de  cobrança amigável. Prazos de prescrição de dívidas. Índices de cobrança (giro e investimento em contas a receber, prazo médio de cobrança e índices  de inadimplência). Relatórios de controle de Contas a Receber.   

Organização e controle: Como  agilizar a conciliação bancária manual ou eletrônica. Indicadores de produtividade das atividades de  pagamento e recebimento.  Medidas  para a prevenção de erros e fraudes.  Metodologias  para a solução de problemas nas operações de pagamento e recebimento. Avaliação das opções de informatização.

Aspectos financeiros: Oportunidades de ganhos mútuos nas negociações com fornecedores e clientes.  Bases financeiras para a fixação de juros de mora, multa e  descontos.  Como quantificar o efeito dos prazos de recebimento e pagamento sobre o fluxo de caixa. 

Relacionamento bancário: Características dos  sistemas bancários de pagamento e recebimento. A escolha do  tipo ideal de cobrança bancária. Integração dos dados bancários com os dados internos.  Medidas para reduzir gastos com tarifas bancárias.

Complemento: Discussão de problemas reais de Contas a Pagar e Receber apresentados pelos participantes. Atendimento a consultas específicas dos participantes. Distribuição de planilhas práticas de apoio às atividades de controle de Contas a Pagar e Receber.

Professor:  Edno Oliveira dos Santos, Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo pela UFRJ/COPPEAD, pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas, consultor econômico-financeiro, experiência profissional e acadêmica na Vale do Rio Doce, PETROBRAS, Universidade Gama Filho, Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros etc.

 

   IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   25 anos de atividade em treinamento.