Palestras: Planejamento Financeiro Pessoal                      Redução de Custos

Página Principal
Quem somos
Fale conosco
Cursos
Palestras
Cadastre-se
Cursos a Distância (EAD)

Próximos Treinamentos (Rio de Janeiro)

Prática de Tesouraria


Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Artigos
Análise
Seu bolso
Estudos
Índices
Planilhas
 

FINANCIAMENTOS

Na contratação de um financiamento empresarial, alguns fatores são de fundamental importância para que a decisão seja bem sucedida. Esses fatores são os seguintes:

1. Custo

A justificativa econômica para o uso de capital de terceiros baseia-se no conceito de alavancagem financeira.

A alavancagem financeira é positiva  quando a utilização de capital de terceiros produz uma rentabilidade do capital próprio maior do que a rentabilidade do capital total. 

Se a rentabilidade do capital próprio for menor do que a rentabilidade do capital total, a alavancagem financeira é negativa.

Para haver alavancagem financeira positiva é necessário que o custo do capital de terceiros seja menor do que o retorno gerado pelo capital total (ativos).

No Brasil, em virtude das elevadas taxas de juros, muitas empresas se defrontam com alavancagem financeira negativa. Significa que a rentabilidade do capital próprio é menor do que a rentabilidade que seria obtida caso não houvesse endividamento.

As planilhas seguintes ilustram os casos de alavancagem neutra (empresa sem endividamento), alavancagem negativa (com endividamento de 50% a uma taxa de juros maior do que o retorno dos ativos) e alavancagem positiva ( com endividamento de 50% a uma taxa de juros menor do que o retorno dos ativos). Nos três casos foi considerado que as empresa está no sistema de lucro presumido ou no Super Simples. Esta hipótese implica que o endividamento não traz benefício fiscal decorrente do pagamento de juros.

a) Alavancagem neutra

O fluxo de caixa da empresa X , sem dívida, proporciona uma taxa interna de retorno de 15,1% ao ano.

SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO: LUCRO PRESUMIDO OU SUPER SIMPLES   
               
FLUXO DE CAIXA EM BASE ANUAL - R$ 1.000,00
               
0 1 2 . . . 9 10
               
VALOR DO INVESTIMENTO  1.000,00