Treinamento e Consultoria


GESTÃO DE CONTAS A PAGAR E RECEBER


Objetivos do curso: Transmitir técnicas e princípios de planejamento e controle financeiro necessários à obtenção de maior produtividade, economia e confiabilidade nas atividades de pagamento e recebimento desenvolvidas nas tesourarias das organizações.

Público-alvo: Gerentes e supervisores financeiros, tesoureiros, contabilistas, assessores e analistas financeiros, empresários, consultores e outros interessados no tema.

Programa:

Análise de Crédito: Técnicas de análise de cadastro e de crédito. Os cinco C´s do crédito. Pontuação de crédito para pessoa física. Fixação de limites de crédito e do prazo de pagamento. Abordagem econômica , comercial e legal na fixação de juros de mora e multa por atraso e descontos para recebimento antecipado.

Faturamento e Cobrança: Aspectos legais e operacionais de cheques e duplicatas. Avaliação dos tipos de cobrança bancária. Cálculo do limite técnico de inadimplência suportável. Novas exigências para emissão de nota fiscal de serviços e boleto bancário. Giro de Contas a Receber. Informações fundamentais dos relatórios de controle.

Contas a Pagar: Análise comparativa dos sistemas de liquidação de contas a pagar. Impacto do prazo médio de pagamento sobre o fluxo de caixa. Técnicas para prevenção de erros e fraudes. Técnica da conferência cruzada nos processos críticos de pagamento.

Organização: Tendências na organização de contas a pagar e receber. Princípios para avaliação de sistemas informatizados. Sistemas corporativos (ERP) e sistemas específicos. Medidas para agilização da conciliação bancária. Impacto do novo SPB (TED) sobre contas a receber e a pagar. Integração com o fluxo de caixa e outras áreas.

Aspectos Tributários:Tratamento fiscal do desconto. Substituição tributária. Retenção de impostos e contribuições. Acumulação de recolhimentos. Compensação de retenções.

Aspectos Econômicos: Como ganhar com a antecipação de pagamentos a fornecedores. Risco financeiro da venda parcelada com taxas prefixadas. Ganhos com a análise da compensação de cheques emitidos. Sistemas de juros aplicáveis aos cálculos de mora e descontos. Princípios para a redução de gastos com tarifas bancárias.

Apresentador:Edno Oliveira dos Santos. Economista graduado pela UERJ, Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo pela COPPEAD/UFRJ, pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Autor do livro "Administração Financeira da Pequena e Média Empresa" - Editora Atlas. Exerceu por mais de vinte anos várias funções executivas e de assessoramento nas áreas financeira e de planejamento da PETROBRAS. Ex-professor da Universidade Gama Filho. Professor do IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros. Consultor econômico-financeiro.

Data, horário e local: Dia 26 de maio de 2004, de 08:30 às 17:30, no Hotel Nikko, na rua Barão do Rio Branco, 546 - Centro - Curitiba.

Inscrições e informações:Telefones: (21) 2242-5971 e 3852-6673 Fax: (21) 2252-1407 e-mail: ief@ief.com.br


PÁGINA PRINCIPAL

e-mail:ief@ief.com.br