GESTÃO DE TESOURARIA

Objetivos do curso: Capacitar o participante a aprimorar procedimentos financeiros e desenvolver soluções para os problemas de uma tesouraria; Transmitir ao participante uma visão completa e integrada das tarefas de uma tesouraria, contribuindo para o aumento de sua produtividade; Proporcionar o necessário embasamento conceitual aos profissionais que têm apenas a vivência prática no assunto.

Benefícios esperados: Após o curso, o participante poderá coordenar  ou executar  as  atividades  numa tesouraria com  maior agilidade e  confiabilidade operacional;  melhorar os resultados  econômicos  das operações de pagamentos e recebimentos; elaborar o   fluxo de caixa e atuar na  captação  e aplicação de recursos financeiros.

 A quem se destina: Profissionais que atuam  na tesouraria e áreas afins (financeiro, caixa, contas a pagar e receber) e buscam aprimoramento profissional ou fazer reciclagem; Profissionais que estão se transferindo internamente  para a tesouraria, sem experiência prévia com essa atividade;  Empresários, estudantes e demais interessados no tema.

Datas, horário e local de realização: Dias 26, 27, 28 e 29 de junho de 2017, de 18:30 às 21:30, na rua da Quitanda, 3 - 9º andar  (em frente ao terminal Menezes Cortes) - Centro -  Rio de Janeiro.

Carga horária: 12 horas-aula.

Apresentamos esse curso de 1989 (vinte e oito anos).

Inscrições e informações: usar o formulário localizado em  http://www.ief.com.br/cadastro2.htm  ,      e-mail  ou telefone (21) 2242-5971.   

Programa:

Contas a Receber: Controle do processo de faturamento. Fundamentos de análise de cadastro e crédito. Cobrança bancária. Protesto de boletos, cheques e títulos. Fixação de juros de mora, multa e descontos. Controle da inadimplência de clientes.

Contas a Pagar: Técnicas para aprimorar as rotinas de pagamento. Comparação dos sistemas bancários de contas a pagar. Aspectos importantes da retenção de impostos. Agilização da conciliação bancária. Métodos de controle de pagamentos.

Organização da Tesouraria: Opções de formatação da tesouraria. Como obter boa integração com áreas-chaves da organização. Princípios para boa coordenação das atividades. Prevenção de erros e fraudes. Medidas para aumentar a produtividade. Operação dos sistemas integrados (ERP’s).

Administração de Caixa: Efeito dos prazos de pagamento, recebimento e estocagem sobre o fluxo de caixa. Planejamento do fluxo de caixa. Como aprimorar as previsões de caixa. Estratégias para caixa deficitário. Princípios para boa integração do fluxo de caixa com outras áreas.

Captação de Recursos Financeiros: Análise das linhas de crédito (conta garantida, desconto de duplicatas, antecipação de recebíveis, hot money, capital de giro, vendor, ACC/ACE e factoring.). Controle dos débitos de despesas financeiras em conta corrente. Cálculo do custo efetivo das linhas de crédito. Gestão do crédito de fornecedores.

Aplicações Financeiras: Princípios para aplicação das sobras e reservas de caixa. Análise das aplicações em CDB, fundos de investimento, títulos públicos e privados. Aplicações via financiamento de clientes e fornecedores. Cálculo da rentabilidade real das aplicações financeiras.

 Professor:  Edno Oliveira dos Santos,  Mestre em economia empresarial (UCAM), MBA-Executivo pela UFRJ/COPPEAD,  autor do livro “Administração Financeira da Pequena e Média Empresa” - Editora Atlas e do eBook "Matemática Financeira",  consultor econômico-financeiro.

Cadastre-se para  avisarmos sobre futuras apresentações desse curso.

IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS -   28 anos de atividade em treinamento.